Homem é detido por exercício ilegal da medicina em Ilhabela
04/10/2018De acordo com a Polícia Civil, ele, que não é oftalmologista, fazia exames oftalmológicos e receitava grau de óculos.
Um homem de 38 anos foi detido na tarde desta quarta-feira (4) por exercício ilegal da medicina em Ilhabela (SP). De acordo com a Polícia Civil, ele, que não é oftalmologista, fazia exames oftalmológicos e receitava grau de óculos. A defesa dele nega as acusações. (leia mais abaixo)
Ainda de acordo com a polícia, os policiais foram até a ótica em que o homem trabalhava, no bairro Perequê, depois de uma denúncia anônima. O estabelecimento oferecia serviço casado, de venda de óculos de grau com o exame de vista junto.
No entanto, o exame era feito por esse homem que tinha apenas um curso de optometria, que não permite a realização dos exames realizados por ele.
Ele, que é morador de Guarujá e vai durante a semana para ilha fazer os atendimentos, foi preso em flagrante por exercício ilegal de medicina e levado para a delegacia. O delegado estipulou uma fiança de oito salários mínimos, que foi paga.
O homem vai responder em liberdade. Os equipamentos de exames oftalmológicos foram apreendidos e a Vigilância Sanitária interditou a ótica depois de realização da perícia.
O que diz a defesa
Por telefone, o advogado Filipe Panace Menino, que defende o profissional, negou as irregularidades e informou que existe uma divergência sobre a profissão no país.
“Ele se formou em optometria no sul do país e na faculdade eles confirmam que esses profissionais podem prescrever receitas de lentes. Há uma divergência disso em todo o país, uma lei diz que pode, outra diz que não pode. Agora vamos entrar com mandado de segurança para que ele possa continuar trabalhando e fazer uma defesa para que o valor pago na fiança seja devolvida”, afirmou.